• Folha Piúma

Deputado Quintino presta apoio para fortalecimento da Associação de Artesãos de Piúma


A Associação de Artesãos de Piúma (ASAPI) recebeu nesta quinta-feira (17), um dia após reunião em Vitória com a presença do Deputado Estadual Alexandre Quintino (PSL), a visita técnica do Gerente do Artesanato Capixaba da ADERES, Juliano Nogueira, na Feira da Associação, localizado na Praça Dona Carmem, no Município de Piúma.


A visita na ASAPI, acompanhado pelo Assessor do Deputado Quintino, Marcos Paulo, teve como objetivo conhecer de perto as necessidades da associação através de um levantamento técnico para possíveis investimentos e implementações visando o fortalecimento da instituição e do artesanato de conchas.


Reunião em Vitória

A reunião na sede da Agência de Desenvolvimento das Micros e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (ADERES), em Vitória, da Associação de Artesãos de Piúma (ASAPI) junto ao Diretor-Presidente Alberto Farias Gavini Filho, com a participação do Deputado Estadual Alexandre Quintino, na tarde de quarta-feira (16), e teve como principal objetivo viabilizar recursos a serem aplicados no artesanato, atividade que é fonte de renda, manifestação cultural, consumo sustentável e meio de socialização no município.


Estiveram também presentes os Secretários de Desenvolvimento, Elcélio Bissa, de Turismo, Esporte e Cultura, Juares Nery Taylor Neto do Município de Piúma, o representante da ASAPI (Associação de Artesãos de Piúma), Marcos Santana, e o vereador do município, Fabrício Taylor.


Artesanato de Conchas de Piúma, o mais bonito do Brasil


A produção local de artesanato de conchas se perde no tempo e é considerada uma herança da cultura dos nativos das nações Purí e Tupiniquim, que tinham suas aldeias na região. Os primeiros colares eram de pequeninos búzios, chamados “arrozinhos”, que até hoje são produzidos, e são considerados os mais genuínos produtos do artesanato local. E no bairro de Itaputanga, a tradição é, desde tempos imemoriais, a produção de um colar de sementes de linhaça, muito apreciados pelos turistas.


A atividade de produção de artesanato de conchas e búzios no município de Piúma começou efetivamente em 1962, por iniciativa da Sra. Carmem Muniz Guimarães, personagem que leva o nome da praça onde funciona a Feira da Associação de Artesãos de Piúma.

0 comentário